3.3.10

1,26 microsegundos

"A rotação da terra foi acelerada" - Ela leu no jornal, a mão a meio caminho da boca para segurar um bocejo. O terremoto acelerou a rotação da terra, pensou. Um terremoto? E a vó dizia que o mundo acabaria em fogo, as vezes caia em contradição e dizia que a coisa toda seria como na história de Noé, com animais, arca e o escambau.
 Nostradamus... Olha só, que o mundo acabaria na virada do milênio. E quem disse que o mundo acabou? Foi 500 mil litros de óleo em Guanabara, coreano ganhando Nobel da paz, Papa pedindo perdão em nome da Igreja, eleições para prefeito em todo o país. Pois é, muita coisa aconteceu. E agora aquela notícia... Terremoto, a terra acelerada por um terremoto.
"O terremoto chileno?" Balançou a cabeça "O terremoto tem até dono, tem nacionalidade, terremoto chileno...Absurdo, aposto que os chilenos não queriam um terremoto, quem quer um terremoto?" O artigo dizia que aquele terremoto chileno, era a parte não manifestada de um outro que acontecera em 1960 - Um tal acumulo de pressão. Terremoto, tempestade de neve,moeda única para dezesseis países da União Européia. Essas coisas não acontecem aqui, sim... Compreendo que estamos no meio duma placa tectônica, que aqui é América... Europa é Europa e blábláblá.
Por alguns instantes, até esqueceu o motivo de estar ali sentada, - "Ciça morreu" A voz do pai ecoou mais uma vez. "Morreu num acidente de carro na avenida atrás de casa... Segundos após tirar o carro da garagem" Comprimiu os lábios e suspirou "Ciça...". Não sabia exatamente onde, nem como... Não sabia mais do que o pai dissera ao telefone. Motorista de caminhão, Ciça em velocidade máxima, freada brusca, Boom, carro destruído, motorista com ferimentos leves, Ciça morta. Ciça não era de guiar acima de quarenta, era motorista exemplar, toda exemplar, filha, mãe, amiga, irmã. Vez ou outra endoidava quando Carlito tirava nota baixa no colégio, e botava o menino pra estudar - "Filho meu não repete de ano" Dizia com o dedo em riste. E mesmo de cara fechada, o menino estudava tirava nota boa e não reprovava. Mas agora, era difícil imaginar a ausência de Ciça, da irmã mais velha, da mãe protetora, "Ciça... morta" Sibilou. 
Passou os olhos pela notícia novamente, - O terremoto reduziu o dia em 1,26 microsegundos. Aquilo pareceu absurdo por alguns instantes, "Parece notícia de ficção científica" Disse em voz alta, a senhora sentava próximo dela, olhou em sua direção, "Ficção científica" Repetiu para si mesma. "Talvez... Se Ciça demorasse mais alguns microsegundos para sair da  garagem, quem sabe se tivesse esquecido as chaves do carro, ou pensado em por água pro gato, quem sabe se o terremoto no Chile não fosse o acumulo de pressão, quem sabe se o terremoto de 1960 acontecesse de uma vez só, sem acumulo, sem nada, quem sabe...







fotografia - Bresson

Um comentário:

  1. Adooooooooooorei!

    =D

    Você é fantástico, amigo!
    Quando eu crescer, quero ser como tu, oh tatu! rs

    ResponderExcluir